45º Campeonato Brasileiro de Laser acontece em Niterói

Entre os dias 15 e 20 de janeiro, o Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), realizou o 45º Campeonato da Classe Laser Standard, Radial e 4.7, reunindo 158 velejadores e velejadoras, distribuídos em várias categorias que proporcionaram, além de belas imagens, um campeonato muito disputado, de elevado nível técnico e com alto grau de dificuldade, em função do forte calor do verão no Rio, sempre acima dos 30º centígrados (com sensação térmica perto dos 40º centígrados), e que nem a presença de ventos constantes, na média de 15 nós, conseguiu amenizar.

Na Classe Standard, o campeão geral foi o velejador do Iate Clube do Rio de Janeiro – ICRJ, João Pedro de Oliveira; No 4.7 o 1º lugar geral coube ao velejador Felipe Mallmann Fraqueti do Clube Veleiros do Sul – VDS, de Porto Alegre (RS); No radial os 4 primeiros lugares foram compostos por : Marie Bulou – velejadora francêsa do ICRJ – em 1º lugar ; Gabriella Marques Kidd – ICRJ – em 2º lugar ; Andrey de Oliveira Godoy – Foz do Iguaçu, Paraná – em 3º lugar e Odile Ginaid – Iate clube do Espírito Santo -em 4º lugar; 3 incríveis mulheres talentosíssimas e Andrey Godoy , de nível altíssimo também , irmão do coordenador técnico do Iate clube de Brasília Allan Godoy .
Todos prometendo para as próximas olimpíadas.

Apesar do calor permanente, os ventos e as condições das raias não prejudicaram a atuação, dos velejadores brasilienses que retornam ao Paranoá com resultados bastante expressivos.
Na Classe Laser Standard, Ian McKee, do Clube da Aeronáutica – CAER, foi o 2º colocado na categoria Pré Master, ficando ainda entre os Top ten na classificação geral; Felipe Nóbrega Marques, do Iate Clube de Brasília – ICB, obteve a 7ª colocação ainda na categoria sênior e conquistou o 17º lugar geral . Na categoria Gran Master Feminino, Patrícia Gatti, do ICB, obteve a 1ª colocação; na categoria Gran Master, Geraldo Sampaio Neto, da AABB, chegou em 4º lugar. Na categoria Jumbo, Carlos Alberto Aviz obteve um 3º lugar. Destaque especial para a categoria Over 75, onde o velejador Aloísio da Silva Ferreira, da AABB, alcançou o lugar mais alto do pódio.

No Radial se destacaram Felipe Pereira Meira em 9º lugar e Johann Fensceslau de Felippes em 19º geral e em 1° e 2° na categoria Pré master .Ambos os velejadores são do ICB e realizaram uma dobradinha histórica na última regata chegando em 2° e 1° lugar respectivamente
E, finalmente, no 4.7, a velejadora do Iate Clube de Brasília, Júlia Vilas Boas Sampaio, de apenas 14 anos, conquistou o 3º lugar na categoria Sub 16 feminino.
Foi uma bela participação da galera do DF, sem sombra de dúvidas. Bons ventos a todos!

Fotos: Fred Hoffmann

Crédito da matéria: Júlia vilas boas – com supervisão de Rogério Sampaio