Copa Brasil começa domingo, em Ilhabela, com volta de medalhista olímpica às competições

Abertura do evento será domingo, na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela. Primeiras regatas serão na terça-feira, dia 12

Bronze em Pequim 2008, Fernanda Oliveira volta a competir após o nascimento do filho Arthur

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan – Crédito: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

IV Copa Brasil de Vela

A Copa Brasil de Vela encerra o calendário nacional da modalidade no Brasil em 2017, mas, para uma atleta em particular, o evento será um recomeço. Fernanda Oliveira volta às competições depois de ser mãe pela segunda vez, com o nascimento do filho Arthur. Em Ilhabela (SP), na Escola de Vela Lars Grael, a velejadora voltará a formar dupla com Ana Barbachan, na classe 470. O campeonato terá a cerimônia de abertura no próximo domingo, dia 10, e as primeiras regatas a partir da terça-feira, dia 12, às 13h.

“Este foi um ano um pouco diferente porque fizemos uma pausa nos últimos meses da gestação até os primeiros meses do Arthur. Competimos na Copa Brasil (edição 2016, disputada em março, em Porto Alegre) e agora iremos retomar na segunda Copa Brasil do ano”, afirma Fernanda, que já era mãe da pequena Roberta.

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Fernanda começa agora um novo ciclo que vai desaguar em Tóquio 2020. E começar em Ilhabela, uma cidade que é emblemática para a modalidade, tem um gosto especial.

“Velejar em Ilhabela é sempre muito bom, faz anos que não vou. A ideia na Copa Brasil é ir retomando nossa condição técnica pouco a pouco”, diz.

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Federação de Vela do Estado de São Paulo e o Bradesco, patrocinador oficial da vela brasileira e do evento desde a primeira edição.

Assim como nos últimos anos, a competição acontece paralelamente à Copa Brasil de Vela Jovem. Porém, desta vez, a disputa será ainda mais abrangente, com a inclusão das classes Snipe e Optimist. O objetivo é oferecer aos velejadores que estão começando no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha olímpica.

A Copa Brasil serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2018 e terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, 49er FX, Nacra 17 (Misto), Kitesurf Hidrofoil e Kite Race (Masc e Fem). A disputa vai até o dia 16 de dezembro.

CREDENCIAMENTO

Os jornalistas interessados na cobertura devem preencher o formulário de credenciamento que segue no link abaixo até a próxima segunda-feira, dia 11, às 12h:

https://goo.gl/forms/3ei8taj1IKH5C8qG3

SERVIÇO:

O quê: V Copa Brasil de Vela e III Copa Brasil de Vela Jovem
Quando: de 10 a 16 de dezembro de 2017
Onde: Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael (Av. Santos Dumont, 812 – Vila, Ilhabela – SP)