Palestra: João Hackerott – Velejando em alto nível: tática e velocidade

Atenção atletas!

A Federação Náutica convida os velejadores de Brasília para palestra do velejador da seleção nacional de vela, João Hackerott, doutor em meteorologia pela USP. A palestra será realizada no Cota Mil, às 15hs do dia 2 de maio, sábado.

A palestra é direcionada para velejadores de nível intermediário em qualquer faixa etária (exige apenas conhecimentos básicos de procedimento de regatas), sendo recomendada tanto para adultos quanto para crianças maiores de 12 anos. Serão abordados temas como meteorologia, técnicas de largada, tática de regatas, cuidados com o barco e posicionamento no barco. O evento contempla desde velejadores de classes de monotipo até os os navegadores dos maiores veleiros de oceano.

João Augusto Hackerott é meteorologista formado pela Universidade de São Paulo em 2011. Concluiu seu mestrado, intitulado “Simulações numéricas a partir do modelo WRF e análise de ventos em superfície na região da Baía de Guanabara (RJ)” também na USP, em 2013. Atualmente, está realizando um projeto de doutorado intitulado “Respostas do vento na Camada Limite Superficial Marinha para variações em mesoescala da TSM – Destaque para região da Confluência Brasil-Malvinas “, onde possui parceria com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE) e com o Uni Research Climate – the Bjerkness Centre for Climate Research, sediado na Noruega. No meio empresarial, João A. Hackerott é fundador e meteorologista chefe da empresa Tempo Ok Tecnologia em Meteorologia Ltda que presta serviços de consultoria meteorológica. Na vela, o palestrante realizou a campanha Olímpica para 2012 na classe Laser, tendo participado em diversas competições internacionais com apoio da Confederação Brasileira e sendo o atleta #2 da equipe na classe Laser para Londres 2012. Entres seus principais resultados, destacam-se a medalha de ouro nos Jogos Sulamericanos de Praia de Manta (Equador) em 2011 na categoria Laser e a medalha de bronze nos Jogos Sulamericanos de Viña del Mar (Chile) em 2014 na categoria Lightning. Atualmente está engajado no desenvolvimento de um projeto de Lei de Incentivo do governo federal para a categoria olímpica Nacra e irá representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de Toronto 2015, na classe Sunfish.

 

 

As inscrições devem ser realizadas em formulário eletrônico no site da Federação, devido ao número de vagas. Segue o link para a inscrição online: http://fnb.org.br/eventos/