Regata Batalha Naval do Riachuelo 2017

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana (1861-1865). A importância da vitória nesta Batalha é que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra. Desincentivou, também, possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia.

Por esse motivo é comemorado, em 11 de junho, a Data Magna da Marinha do Brasil. Em sua homenagem, o Clube Naval de Brasília realiza tradicionalmente a Regata Batalha Naval do Riachuelo, também conhecida como Regata Volta ao Lago, por ser depois da Regata 24 horas, a mais longa e duradoura competição a vela do Lago Paranoá.

Aproximadamente 20 veleiros cabinados compareceram à regata de oceano no sábado à tarde, onde completaram os percursos longo e curto em aproximadamente 3 horas de duração, graças aos ventos favoráveis que sopraram durante toda a regata. No domingo, também com condições climáticas favoráveis para a prática do esporte à vela, mais de 30 velejadores de diversas idades e categorias, participaram das regatas de monotipo que teve as classes Optimist, Laser, Dingue e Finn convidadas.

Após as regatas, no domingo à tarde, foi realizado na varanda do salão social, a premiação dos atletas vencedores. Muita festa e descontração marcaram a comemoração de uma data tão importante para a Marinha e para o Brasil.

Os resultados estão disponíveis no site SARWEB e na nossa página de eventos.
Agradecimentos à Elson (Mucuripe) pelas fotos.

FNB