VII Regata Eletrônica de Precisão

Atenção atletas!

Vem aí a VII Regata Eletrônica de Precisão, um evento singular que ocorrerá no dia 04/07!
A inscrição vocês encontram no nosso site, basta clicar AQUI.

Segue uma mensagem do Sr. Aloisio S. Ferreira, Diretor Presidente da AVOB.

” Senhores,
A AVOB teve o prazer de participar dos encontros junto à diretoria náutica do Clube da Aeronáutica e a turma da Confraria do Guillon, para o restabelecimento da VII Regata Eletrônica de Precisão, uma das regatas mais desafiadoras do calendário de vela da Federação Náutica de Brasília programada para o dia 04JUL, com largada entre 17:50 e 18:00 junto à ponte JK.

Esta regata leva os velejadores à exercitar os seus conhecimentos de navegação por instrumentos simulando uma derrota com condições de tempo adversas e de pouca visibilidade, seguindo um trajeto definido por WPT, ou seja, um percurso configurado com bóias virtuais, que deverão ser atingidas, e obstáculos a serem contornados tais como ilhas virtuais e um canal de chegada ao porto (Caer).

O GPS é o instrumento básico para esta missão, onde os WPT estarão registrados. Notebook, Cel/ APP e Tablet, também poderão ser utilizados como instrumento auxiliar. Ao final do percurso no Caer, o GPS será desligado, identificado com uma etiqueta com o nome do veleiro e entregue à Comissão Organizadora para upload do TRACK e realizar a apuração.

Na IR que está sendo divulgada consta todas as instruções necessárias ao bom desempenho na regata. No entanto, para facilitar mais ainda a utilização dos equipamentos e tirar dúvidas sobre o percurso, o Caer promoverá um BRIEFING, no dia 02JUL, QUI, ás 19:00h, ocasião em que além da palestra a ser proferida pelo ilustre e abnegado Lima e Silva, um dos criadores dessa especial regata, se dará continuidade às inscrições, e, principalmente, executar o download dos WPT.

Considera-se de grande importância que os participantes compareçam ao briefing com o seu GPS e o respectivo cabo de tranferência de arquivo, pois, é bem mais prático e seguro do que digitar cada um dos WPT.

Além da regata, o ponto alto do evento é o desenvolvimento da apuração que é projetado no telão, onde todos poderão obsevar o seu track e a contabilização dos pontos, e quem ficou pelo caminho atropelando as ilhas virtuais ou canal de chegada, ou teve o mérito de chegar são e salvo! Indiscutivelmente é um bom momento de descontração e confraternização.

Mesmo que você não domine bem a utilização dos instrumentos eletrônicos, é uma oportunidade excelente e emocionante de aprendizagem, quem sabe, para mais tarde enfrentar tais situações numa navegada no litoral, e saber se safar bem.

Portanto, convide os amigos, oriente a tripú, prepare o veleiro, revise as luzes de navegação, carregue a bateria do barco, gps, lanterna, note, tablet, etc…, não esquecendo dos ítens de segurança.

E vamos curtir o friozinho de Brasilia com uma velejada diferente e tranquila no entardecer do Paranoá desfrutando de um lindo pôr do sol!

Velas ao vento !

Aloisio S Ferreira
AVOB – Diretor Presidente”

Segue abaixo o mapa com as coordenadas para o evento.

Esperamos vocês lá, bons ventos, velejadores!