Optimist: Crianças no Comando!

Assim como no Brasil, a classe Optimist é a categoria de introdução à vela. O barco, que mais parece uma caixa de sapato com vela, é de fácil domínio e seus conceitos são levados para todos os outros tipos de embarcação.

É aqui que as crianças e jovens aprendem a velejar pela primeira vez e se tornam íntimas do esporte. Indicado para crianças de 7 a 15 anos que pesem até 60 kg, é no Optimist que os maiores velejadores acabam iniciando sua carreira.

Modalidade é uma das mais vitoriosas do esporte nacional e formação dos futuros velejadores do País começa nesse barquinho estilo caixa de sapato.

O barquinho de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para os pequenos na água. Por isso, os principais clubes náuticos e marinas do País oferecem cursos de introdução à modalidade e quase sempre as aulas são lotadas. Uma prova desse sucesso é o número de mirins nas competições nacionais.

O Optimist é onde o atleta aprende tudo de regata e leva esse know-how para o futuro. É na categoria que os pequenos aprendem a olhar as rajadas, as técnicas de regata e estratégia.

Além do lado esportivo há também a opção lúdica da vela. As aulas se transformam em brincadeiras para ajudar os garotos a perder um pouco o medo da água. As crianças, além de aprender a velejar e respeitar o meio ambiente, também fazem amigos.

Back to Top