Projetado pelo Norte-Americano William Crosby em 1931, a classe Snipe teve grande difusão internacional. Chegou no Brasil em 1942, e os primeiros barcos de madeira foram construidos no Iate Clube do Rio de Janeiro.
Comandada pelo lendário campeão Ted Wells, a Classe Snipe tornou-se Panamericana e desde os anos 50, provou ser a mais consistente em águas brasileiras.
Em Brasília, o Snipe nasceu junto com o Iate Clube de Brasília em 1960. Dentre os pioneiros, nomes de amor ao Snipe como Motta e Sampaio.
Através de sua vigorosa Flotilha 516, Brasília projetou nomes como Edgard Hasselmann; José Federal; John Aune; George Raulino; Marcelo Katalinik Dutra; Cezar Castro; Arnaldo Lopes; Walcles Osório; Rommel Castro dentre muitos outros.
Destaque para Guilherme Raulino que, com Rommel Castro, conquistou o Campeonato Sul-Brasileiro em Guarapiranga em edição com participação recorde de barcos.
Outra conquista marcante foi da dupla Gregorio Rocha Miranda Pontes que com Luiz André Reis (Culé), conquistou a Medalha de Prata nos Jogos Panamericanos em Porto Rico.
Oriundo da Flotilha 516, Torben Grael em dupla com Eduardo Marcarenhas (Cupim), conquistou o título mundial Júnior em 1978 para daí conquistar o mundo da Vela.
Trecho tirado de um texto escrito por Lars Grael