Nos dias 15 a 18 de fevereiro aconteceu no ICRJ o Campeonato Brasileiro da Classe Finn. Com participação recorde, onde 25 barcos disputaram a competição, dentre eles 4 velejadores que representaram a vela brasiliense.
Juliano Rosas (ICB) terminou a competição em 7º lugar geral, sendo o 3º colocado na categoria Sênior. Marcus Amaral (ICB) conseguiu a 11ª colocação e o 5º lugar entre os velejadores Master, Leonardo Seger (CMIC) ficou em 15º no geral e em 8º no Master e Carlos Aviz (ICB) conquistou o 2º lugar Grand Grand Master e a 20ª colocação geral.
O vento compareceu todos os dias com uma intensidade média de 8 knots, chegando a dar picos de 15 knots nas rajadas, mas a grande dificuldade foi lidar com a maré. “A maré na Baia de Guanabara é muito forte, chegando a dar 2 a 3 nós de diferença entre a entrante e a vazante. Saber lidar com isso fazia a diferença entre quem andava na frente e quem ficava para trás.” Afirmou Leonardo Seger.
“Se não bastasse as dificuldades naturais, ainda enfrentamos os melhores velejadores da classe no Brasil, alguns com passagens em olimpíadas e mundiais. Isso eleva muito o nível da competição e valoriza ainda mais nossos resultados.” Completou Leo.
O próximo desafio da classe será em casa, o Iate Clube de Brasília irá sediar o Campeonato Brasileiro Master de Finn nos dias 28, 28, 30 de abril e 1º de maio, e contará com participação expressiva de velejadores de fora do Distrito Federal.
“Esperamos receber muitos velejadores de fora e fazer um belo campeonato” Afirmou Marcus Amaral, coordenador da classe no DF.
Bons Ventos
FNB