Com atletas de todas as idades, o Campeonato Brasileiro de ILCA 2024 reuniu mais de 160 atletas na capital paulista às margens da represa Guarapiranga, no YCSA – Yacht Club Santo Amaro.
Com atletas competindo nas três classes da ILCA, o ICB/CBC emplacou uma das melhores participações de equipes em campeonatos nacionais na classe.
O campeão da ILCA 7 foi nada mais, nada menos, do que Robert Scheidt (YCSA/CBC). Correndo em casa, o medalhista olímpico desbancou Philipp Grochtmann e Erick Carpes, levando a melhor. O atleta brasiliense Felipe Rondina (ICB/CBC) conquistou o brilhante 4º lugar Geral e ficou com o 1º lugar da categoria Senior, a frente de Andrey Godoy (ICB/CBC), que levou o 6º lugar Geral e o 2º lugar Senior.
Figurando na 15° colocação geral, Felipe Meira (ICB/CBC) conquistou o 2° lugar na categoria Master, ficando atrás apenas do Robert Scheidt. João Henrique Zullo Castro (ICB/CBC) ficou em 17° Geral e 3º Master, e Marcus Amaral (ICB/CBC) em 30º geral.
Na ILCA 6, o atleta Renato Lunetta (ICB/CBC) conquistou o 5° lugar Geral e Luiz Felipe Giagio (ICB/CDJ/CBC) ficou na 14º colocação. A combinação da conquista da XXX Copa da Juventude, realizada em Brasília de 29/jan a 04/fev de 2024, com a colocação no Campeonato Brasileiro de ILCA 6, deu a Renato Lunetta a vaga inédita de disputar a Copa Mundial da Juventude em Garda, na Itália.
O atleta Samuel Romero (ICB/CBC) conquistou o 21° Geral. Também tivemos a participação dos atletas do ICB/CBC: Arthur Mendes Borges, João Vitor M Cunha, Tito Barros, Oto de Albuquerque, Jacques C Prestes, Joaquim T Lage, Patrícia Gatti e Flávio M Pimentel figurando umas das maiores delegações de atletas do campeonato.
Na ILCA 4, a 7º colocação geral foi do Uthar Veiga (ICB/CBC). Também fizeram parte da delegação Bernardo Raulino, Luis Henrique Silva, Arthur Dietzsch e Eugenia Costa e Silva.
Aproveitando a oportunidade, a organização também entregou o troféu de 1° lugar do Ranking Brasilca 2023 de ILCA 4 para Renato Lunetta (ICB/CBC).
Com uma das maiores delegações de todos os tempos, 21 atletas ao todo, o Iate Clube de Brasília/CBC planta e colhe frutos no esporte. Atletas da velha, da nova e da atual geração mostraram o quanto Brasília é forte na vela nacional.
Não obstante, devemos ressaltar o excelente trabalho do treinador Marco Calonico, do ICB/CBC.
Parabéns a todos e bons ventos!