As velejadoras brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze estão perto de conquistar o terceiro pódio seguido no Mundial da classe 49erFX. A competição está acontecendo em Clearwater, na Flórida (EUA), e após 11 regatas, sendo 3 disputadas hoje (13/02), a dupla está na vice-liderança com 45 pontos perdidos, classificação que garantiu presença na medal race neste domingo (14/02). As espanholas Tamara Echegoyen e Berta Betanzos estão em primeiro, com 36 pontos, e as italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich em terceiro, com 54.
O Mundial estava previsto para começar na terça-feira (09/02), mas ventos fortes adiaram o início da disputa para quarta, quando apenas uma prova aconteceu e a dupla Grael/Kunze chegou em 5º. Na quinta-feira (11/02) foram disputadas quatro regatas e as brasileiras conseguiram dois segundos lugares, um 9º e um 13º, resultado descartado. Na sexta-feira (12/02) as condições estavam ótimas para velejar e Martine e Kahena venceram duas regatas e chegaram em 8º na outra. Nesse sábado as brasileiras garantiram um 12º, um 3º e um 2º lugar.
O Mundial de 49erFX 2016 acontece apenas três meses depois da edição 2015. A antecipação do torneiro aconteceu por conta da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em agosto. No primeiro mundial da classe, em 2014, a dupla Grael/Kunze foi campeã e em 2015 conquistou a medalha de prata.
Em 2016, Martine e Kahena já conquistaram uma medalha de bronze, na competição realizada no Coconut Grove Sailing Club, em Miami, e um quinto lugar na Copa do Mundo de Vela, também em Miami. Após o mundial a dupla volta ao Brasil para umas semanas de treinos e depois embarcam para a Europa para disputar o campeonato europeu de 49erFX, na Espanha, o Trofeo Princesa Sofia, tradicional competição da Vela, também na Espanha, e a etapa da Copa do Mundo de Hyères, na França.
Informações para a imprensa:
MktMix Assessoria de Comunicação