A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) passou a disponibilizar em seu site dados diários sobre nível de água e chuva acumulada em 12 pontos considerados críticos, assim denominados pela sua importância no abastecimento humano e na produção agrícola no DF. Por meio de painéis interativos  do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH), os usuários podem conferir informações transmitidas por estações telemétricas, posicionadas em córregos e ribeirões, alguns localizados em afluentes do Lago Paranoá e do reservatório do Descoberto.

Os painéis interativos substituem os boletins semanais, que forneciam apenas informações do Lago Paranoá, Santa Maria e Descoberto, e os mensais, que disponibilizavam dados de vazão mínima, média e máxima, em oito pontos.

Atualmente, a Adasa acompanha dados transmitidos em tempo real por 15 estações. Com base nessas informações, a Agência monitora a vazão nos cursos d´água, com o objetivo de garantir a disponibilidade hídrica no DF. Futuramente, mais 30 telemétricas devem ampliar esse monitoramento.

A Rede de Monitoramento de Águas Superficiais da Adasa (RMASP) é formada por 71 estações que acompanham a qualidade de Unidades Hidrológicas,  e 56 estações que verificam a precipitação acumulada e o nível dos corpos de água em cada UH. Dentre as estações, 15 são telemétricas (transmitem os dados em tempo real), 28 são automáticas convencionais (registram os dados automaticamente, mas não realizam a transmissão) e 27 são manuais.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
aci@adasa.df.gov.br
(61) 3961-4909/4972

Fechar Menu