A Regra BRAVO é a regra oficial da Associação de Veleiros de Oceano de Brasília – AVOB, entidade filiada à Federação Náutica de Brasília – FNB.
Em 2017, a Regra BRAVO – Regra Brasiliense de Vela de Oceano foi baseada no modelo peso/potência, já utilizado nas regras anteriores, implementando melhorias antes não contempladas nas outras regras.
Durante o ano de 2018 a regra passou por alguns ajustes e foi amplamente aceita pela comunidade náutica, permitindo que barcos de diversos tipos e modelos pudessem competir entre si de forma justa e desportiva.
Para obter o certificado da BRAVO o barco deve ser pesado e medido conforme a regra. Essa medição resultará em um FCT – Fator de Correção de Tempo – que é o valor que serve para corrigir o tempo real de regata do barco. O certificado é válido durante todo período de filiação do barco à AVOB. No caso de desfiliação ou de alteração nas medidas do barco, será necessário um novo certificado.
Em 2019 foram publicados documentos para dar transparência à regra de forma que todos possam compreendê-la e aplicá-la.
Os barcos filiados à AVOB estavam divididos em 4 grupos. São eles:
Grupo Regata – Formado por barcos mais velozes, com projetos de alto desempenho, desenvolvidos exclusivamente para regatas, independente de tamanho.
Grupo A – Formados por barcos com projetos cruzeiro/regata de 24 pés ou superior, ou seja, são projetos que possuem características de barcos de passeio sem abrir mão do alto desempenho.
Grupo B – Formados por barcos com projetos cruzeiro/regata de até 24 pés, projetados para passeio mas sem abrir mão do alto desempenho.
Grupo Cruzeiro – Formado por barcos projetados exclusivamente para passeio/cruzeiro em detrimento do desempenho, independente de tamanho. Era subdividido em Cruzeiro Longo e Cruzeiro Curto. Em 2025 passou a ser um grupo único: Cruzeiro.
Em 2025 foi oficializada a incorporação de nova flotilha:
GRUPO MINIOCEANOS (“CABINADINHOS”)
Formado por barcos projetados exclusivamente para passeio/cruzeiro com menos de 20 pés, com o mesmo critério da Regra Cruzeiro.